** Evento cancelado ** socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo

*** Evento cancelado ***

Com muito pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Catary Minotelli, coordenadora financeira do escritório de São Paulo, ocorrido na noite de domingo (07/04). Companheira exemplar, profissional dedicada e competente, Catary era muito querida por toda a equipe. Deixa três filhos (Alexandre, Arthur e André) e seu companheiro, Waldir. A Fundação Rosa Luxemburgo comunica que as atividades previstas para os próximos três dias (08/04, 09/04, 10/04) estão suspensas e compartilha com a família esse momento de dor.

Fundação Rosa Luxemburgo

 

 

 

 

Em Brasília, a atividade acontece na UnB

Por Fundação Rosa Luxemburgo

“A sua ordem está construída sobre areia. Amanhã a revolução se levantará de novo ruidosamente”. Foi assim que Rosa Luxemburgo se despediu da colaboração que mantinha no jornal A Bandeira Vermelha, alertando que a derrota dos trabalhadores na Revolução Alemã estava longe de ser o capítulo final daquela história. Ela registrou ainda naquele mesmo texto: “os exultantes vencedores não percebem que uma ordem que precisa ser periodicamente mantida com carnificinas sangrentas vai, de maneira inexorável, ao encontro de seu destino histórico, de sua queda”.

Rosa foi assassinada poucos dias depois. E, hoje, 100 anos após sua morte, não só suas palavras seguem pertinentes para as questões de nossa época, como também o dilema que cunhou – “socialismo ou barbárie” – não perde sua relevância, sobretudo em um tempo em que, depois das guerras de extermínio total, ressurgem fantasmas históricos do passado. O  socialismo democrático de Rosa se apresenta, assim, com seus limites históricos e potencialidades, como uma perspectiva mais que necessária para aqueles que ousam construir dias melhores.

É nesse intuito que a Fundação Rosa Luxemburgo organiza o ciclo de debates Socialismo ou barbárie: a democracia em Rosa Luxemburgo que, em Brasília acontece na UnB com a participação de Isabel Loureiro e Demian Melo.

Confirme presença: https://www.facebook.com/events/2336460196405529/


  • Rosa Luxemburgo: pensamento e ação 100 anos após seu assassinato

  • Fundação Rosa Luxemburgo comemora trabalho na América do Sul

  • A pedagogia negra e feminista de bell hooks
  • Input your search keywords and press Enter.