Lançamento e debate em 12/07



O feminismo e a primeira infância

Publicação reúne artigos que destacam a importância da perspectiva de gênero no debate sobre educação infantil no Brasil

Convite

Por Fundação Rosa Luxemburgo

Identificar política e historicamente o contexto voltado para as políticas de educação infantil, considerando as articulações feministas; trazer a perspectiva de gênero na construção destas políticas, a partir da contribuição dos movimentos de mulheres, destacar as especificidades do feminismo negro na reivindicação de uma educação infantil que não perpetue discriminações. São estes os objetivos que movem a publicação Por que a creche é uma luta das mulheres? reúne 10 artigos que, sob distintos aspectos, abordam os paralelos entre as lutas pelos direitos das mulheres e das crianças.  A obra foi organizada por Amelinha Teles, Ana Lúcia Goulart de Faria e Flávio Santiago.

O livro, que será lançado com Roda de Conversa, em 12 de julho, no auditório da Fundação Rosa Luxemburgo, nasceu a partir das discussões realizadas ao longo da disciplina Direito à Infância e à Educação: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres, do curso de licenciatura em pedagogia da Unicamp. “Os feminismos precisam revisitar a luta pelas creches e, mais do que isso, colocar em suas agendas não só a questão da demanda crescente e reprimida, mas, em particular, a qualidade dos serviços oferecidos, educação, cuidados e assistência às crianças pequenas”, destaca o texto introdutório do livro.

capa jpeg

O debate contará com a participação de algumas das feministas e autoras de artigos que integram o livro como Amelinha Teles, Adriana da Silva e Marcia Anacleto; e terá a mediação de Clélia Rosa, também feminista e que também contribuiu para a publicação. A atividade integra a programação do Julho das Pretas, uma série de eventos e mobilizações, organizadas pela Marcha das Mulheres Negras de São Paulo para celebrar o 25 de julho, dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Haverá um espaço de acolhimento, organizado pela Luderê, para mães que queiram participar do debate com suas crianças ou bebês.

 

SERVIÇO

Por que a creche é uma luta das mulheres?
Data: 12 de julho de 2018
Horário: a partir das 19h
Local: Fundação Rosa Luxemburgo – Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros – SP
Confirme presença
Entrada gratuita