A crise da esquerda na Europa (e na América Latina)

Slider_Crise-Europa

Na próxima quinta-feira, 17/3, 19h, a Fundação Perseu Abramo e a Fundação Rosa Luxemburgo organizam roda de conversa sobre a crise da esquerda na Europa. Trata-se de um debate sobre os novos partidos, movimentos sociais, movimentos contrários às políticas de austeridade e suas contradições, os casos específicos do Podemos e Syriza, as reações da extrema direita à presença de refugiados.

O debate ocorre por ocasião do lançamento “A Crise na Europa e o regime de acumulação com dominância financeira” de Alex Demirović e Thomas Sablowski, publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo.

O livro será distribuído sem custo a quem estiver presente.

 

Sobre os debatedores

Alex Demirović é professor da Universidade de Frankfurt e da Universidade de Basileia, membro da diretoria da Fundação Rosa Luxemburgo.

Bruno Cava é escritor e filósofo, colaborador da rede Universidade Nômade. Autor de “Podemos e Syriza – experimentações políticas e democracia no século 21” (Annablume, 2015) e “A multidão foi ao deserto” (Annablume, 2013) sobre as jornadas de junho a outubro no Brasil.

Jean Tible é professor do Depto. de Ciência Política da USP. Autor de “Marx selvagem” (Annablume, 2013) e co-organizador de “Junho: potência das ruas e das redes” (Fundação Friedrich Ebert, 2014).

Jorge Grespan é professor de Teoria da História na USP e autor de “O negativo do capital” (Expressão Popular, 2015). Prefaciou o livro “A Crise na Europa e o regime de acumulação com dominância financeira”.

A mediação será feita pela filósofa Isabel Loureiro, especialista em Rosa Luxemburgo, que também conduziu a discussão sobre “As esquerdas em crise, socialismo e democracia” em fevereiro.

 

Sobre o livro

O livro “A Crise na Europa e o regime de acumulação com dominância financeira” é de autoria de Alex Demirović e Thomas Sablowski, publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo. A obra examina a crise europeia a partir de um conceito trabalhado pelos autores: o regime de acumulação com dominância financeira. O livro teve o prefácio elaborado por Jorge Grespan (Universidade de São Paulo) que foi responsável por situar os leitores brasileiros sobre o contexto da obra.

O livro está disponível para download.

.

SERVIÇO
A crise da esquerda na Europa

Evento gratuito e aberto

Data:
17/3/2016, quinta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL)
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Acessível para cadeirantes, com banheiro adaptado.

Observação: o evento não será transmitido on-line.

.

Se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato escrevendo para debora@rosaluxspba.org ou pelo telefone (11) 3796-9901 até o dia 17/3, 14h.

.

Como chegar: A FRL fica a 16 minutos de caminhada da Estação Faria Lima de Metrô (linha amarela) e a 17 minutos do Terminal Pinheiros (linha amarela do Metrô,  Linha 9-Esmeralda da CPTM). O endereço está em uma travessa da Avenida Pedroso de Moraes, onde passam ônibus provenientes de diferentes pontos da capital e região metropolitana. Consulte as linhas municipais e intermunicipais. Estamos ao lado do eixo cicloviário Berrini-Faria Lima-Pedroso de Moraes, e contamos com estrutura para visitantes prenderem a bicicleta.

 

Veja no mapa:

Ver mapa ampliado

Input your search keywords and press Enter.