NOITE INDÍGENA EM SP



CACI e Xondaro – dois lançamentos em um

Casos de assassinatos registrados por CIMI e CPT foram georeferenciados em plataforma de dados abertos. Lançamento será feito junto com história em quadrinhos sobre resistência indígena em São Paulo, em evento com debate sobre demarcação e violência contra povos indígenas

Por Fundação Rosa Luxemburgo

banner-guarani

Trecho da HQ Xondaro, que será apresentada no evento

Um debate sobre violações históricas dos direitos indígenas e de resistências será realizado na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, no Ateliê do Gervásio, que fica na Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bixiga, em São Paulo. O evento começa às 19h e terá a apresentação da plataforma Cartografia dos Ataques Contra Indígenas (CACI) e da HQ Xondaro, em uma roda de conversa com participação do portal De Olho nos Ruralistas.

A Cartografia dos Ataques Contra Indígenas (CACI) é um mapa de assassinatos de indígenas no Brasil feito a partir dos registros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A visualização, que explicita a constância com que povos originários foram e continuam sendo massacrados no país, foi elaborada a partir dos relatórios publicados pelas duas organizações entre 1985 e 2015. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com Armazém Memória e InfoAmazonia, e está  baseado em dados abertos: todas as bases utilizadas poderão ser baixadas na página da plataforma. Caci significa dor em Guarani.

A HQ Xondaro, com roteiro e arte de Vitor Flynn Paciornik, foi produzida pela Fundação Rosa Luxemburgo e publicada pela Editora Elefante, com apoio da Comissão Guarani Yvyrupa, organização indígena autônoma que congrega os povos guarani do Sul e Sudeste do Brasil. Em 60 páginas, as aquarelas de Vitor Flynn retratam cenas da mais recente onda de manifestações dos Guarani Mbya pela demarcação de suas terras na cidade de São Paulo: o fechamento da Rodovia dos Bandeirantes, a ocupação do Monumento às Bandeiras e a intervenção na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014. Xondaro é uma ótima introdução à luta indígena para leitores de todas as idades.

Apresentação da plataforma CACI e da HQ Xondaro
Evento gratuito e aberto
Data: 11/10/2016, terça-feira
Horário: 19h
Local: Ateliê do Gervásio
Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bixiga, em São Paulo

Debatedorxs:
Tiago Santos, liderança guarani mbya
Gustavo Faleiros, InfoAmazônia
Marcelo Zelic, Armazém Memória

Mediação:
Alceu Castilho, De Olho nos Ruralistas
Ana Rüsche, Fundação Rosa Luxemburgo

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1241272565893369/