Debate e lançamento de livro em São Paulo

O Brasil “Made in China”

FacebookTwitterTelegramPrint

Slider_Brasil made in China_debate_final

As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos

Debate e lançamento de livro

 

TRANSMISSÃO ON-LINE

 

Brasil e China estão cada vez mais próximos. Segundo o governo, investimentos e acordos comerciais prometem dar um novo fôlego a setores produtivos brasileiros, principalmente nas áreas de mineração, petróleo, energia e agropecuária.

O que o estreitamento das relações econômicas Brasil-China significa para o país do ponto de vista social e político? O que significa ter no gigante asiático e um dos mais poderosos parceiros dos BRICS, também um dos principais consumidores das commodities nacionais? Como nos impactam, por outro lado, as importações de manufaturados chineses?

Este é o tema do debate As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos, promovido pelas Fundações Perseu Abramo (FPA) e Rosa Luxemburgo (FRL), com a participação da socióloga Camila Moreno e do analista político e escritor Wladimir Pomar, que acontece em 25 de junho, quinta-feira, às 19h, na sede da Fundação Rosa Luxemburgo, em Pinheiros.

Sobre os debatedores

Wladimir Pomar é escritor, membro do  Partido dos Trabalhadores e foi coordenador da campanha eleitoral de Lula em 1989.  É autor de diversos livros e estudos sobre a China, entre os quais O Enigma chinês: capitalismo e socialismo; China, o dragão do século XIX; Revolução Chinesa e China – Desfazendo mitos.

Camila Moreno é formada em Filosofia (UFRGS) e Direito (PUC-RS). Fez seu mestrado e está concluindo o doutorado em sociologia pelo CPDA/UFRRJ. É membro do Grupo de Trabalho de Ecologia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) e do Grupo Permanente de Trabalho sobre Desenvolvimento, da Fundação Rosa Luxemburgo – Escritório Andino. Há dois anos estuda as relações da China com a América Latina e seus impactos sociais, políticos e econômicos na região.

 Com o debate, ocorrerá também o lançamento do livro O Brasil Made in China, de Camila Moreno, editado pela Fundação Rosa Luxemburgo.

+ lançamento no Rio de Janeiro

 

Sobre o livro

CAPA_Brasil made in ChinaO livro “O Brasil made in China” é o resultado de um ano de pesquisa e análise sobre as relações econômicas e políticas entre os dois países, realizado pela pesquisadora Camila Moreno a partir de reflexões da Fundação Rosa Luxemburgo sobre o tema. Avalia e questiona os impactos desta relação sobre cotidianos, territórios e bens naturais, bem como o novo capitalismo advindo do “consenso de Beijing” e sua relação com o desenvolvimentismo que predomina nas políticas econômicas do país no último período.

Segundo o filosofo Paulo Arantes, “se as autoras deste livro, na contramão do atual consenso progressista latino-americano, estão certas, esse retorno explosivo da ilusão desenvolvimentista e seus inimigos pode e deve ser entendido como um efeito colateral e dramático do fator China, que sabidamente reconfigurou todo o metabolismo da reprodução capitalista no planeta”.

 

 

Serviço: Debate “As relações China-Brasil em seus aspectos econômicos, sociais e políticos” e lançamento do livro O Brasil Made in China

Data: 25/06/2015, quinta-feira, às 19h

Local: Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo. R. Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP). Entrada franca

Haverá transmissão on-line pela tevê FPA: www.fpabramo.org.br

O livro “O Brasil Made in China” será distribuído gratuitamente

No facebook

 

Informações:

Ana Rüsche, FRL: (11) 3796-9901

Fernanda Estima, FPA: (11) 5571-4299 ramal 120

 

Certificados: se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato com a Fundação Rosa Luxemburgo até o dia 24/06 (debora@rosaluxspba.org ou 11 3796-9901).

 

FacebookTwitterTelegramPrint