Debate na Unifesp



Perseguidos políticos da Era Vargas

Perseguição de estrangeiros no Brasil é tema de debate na Universidade Federal de São Paulo, com apresentação de pesquisas sobre casos concretos e subsídios para o debate sobre direitos de migrantes e democracia ontem e hoje

Por Fundação Rosa Luxemburgo
2018-08-24 debate-unifesp-perseguidos
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, um debate sobre perseguições políticas ocorridas entre 1930 e 1945, durante o período que ficou conhecido como Era Vargas. O evento acontece em 24 de agosto, sexta-feira, às 17h, no auditório do Campus de Osasco, e tem como base publicação organizada pela Fundação Rosa Luxemburgo reunindo casos concretos de violências contra migrantes. O estudo, que será distribuído no evento, foi realizado por Juliana Sada, jornalista e mestra em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona, e Rodrigo Valente, que é jornalista, mestre em Arqueologia Pré-Histórica pela Universidade Autônoma de Barcelona e professor de história.

Participam do debate também duas pesquisadoras entrevistadas para a publicação, Ismara Izepe de Souza e Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro, ambas doutoras em História Social pela Universidade de São Paulo e estudiosas do tema. Além de relembrar casos, o grupo também discutirá o contexto das perseguições políticas e aspectos da legislação da época, com considerações e dados que subsidiam a reflexão sobre direitos de migrantes. Trata-se de uma atividade organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, mas aberta ao público em geral.

Perseguidos políticos da Era Vargas
Debate e apresentação da publicação “De volta para o passado?”
Com Juliana Sada, Ismara de Souza, Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro e Rodrigo Valente
Data: 24/08/2018, sexta-feira
Horário: 17h
Local: Auditório do Campus de Osasco da Unifesp
Endereço: Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, Osasco-SP

Evento gratuito e aberto