evento sobre Mario Pedrosa



Da arte à política

Mais conhecido por seu trabalho como crítico de arte, Pedrosa teve uma significativa contribuição para a política brasileira que é tema do livro Pas de Politique Mariô!, de Dainis Karepovs e será discutida em atividade em SP em 10/10

Flyer divulgação-novo

Por Fundação Rosa Luxemburgo

Ele chegou à política pela arte e ao longo de sua vida jamais se separou de ambas. Mas até hoje, no entanto, Mário Pedrosa é mais reconhecido e estudado pela sua trajetória como crítico de arte, do que pela sua contribuição à política brasileira que, em seus perfis e biografias, fica restrita a algumas frases e poucos parágrafos que não vão além de caracterizá-lo como o introdutor das ideias de Leon Trotsky no Brasil, fundador do jornal Vanguarda Socialista e o filiado número 1 do Partido dos Trabalhadores.
No entanto, ao longo de praticamente seis décadas, desde a sua aproximação com a política, na virada dos anos 1910 para os anos 1920 até seu falecimento, a política e o socialismo, a rigor, ocuparam mais tempo e energia em sua vida do que a crítica de arte. Para sanar esta lacuna na história política do Brasil, o historiador Dainis Karepovs prestou uma importante contribuição ao debate das ideias pelas quais Pedrosa se bateu ao longo de sua vida com o livro Pas de politique Mariô! (Ateliê Editorial).

Para aprofundar a discussão em torno da contribuição de Mario Pedrosa para a política brasileira, a Fundação Rosa Luxemburgo promove uma roda de diálogo que contará com a participação do autor do livro, Dainis Karepovs, pós-doutor em História pelo IFCH-UNICAMP e autor de A classe operária vai ao Parlamento (São Paulo: Alameda, 2006) e Luta subterrânea (São Paulo: Ed. UNESP; Hucitec, 2003); de Otília Arantes, mestra (UFRGS) e doutora em filosofia (Universite de Paris I – Pantheon-Sorbonne) e professora aposentada da USP; e Francisco Alambert, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado pela mesma universidade.  A mediação das reflexões será de Isabel Loureiro.

 

SERVIÇO

Mário Pedrosa e a Política
10 de outubro de 2017 – a partir das 18h30
Com Dainis Karepovs, Otilia Arantes e Francisco Alambert. Mediação: Isabel Loureiro
Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo – Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros – SP (próximo ao metrô Faria Lima)
Confirme a sua presença aqui