Quando as aparências enganam



Florestas, mudança climática, mercados de carbono e o REDD+

Pelo Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais

petroleoO WRM produziu uma série de sete pôsteres e o livreto O que as florestas têm a ver com mudanças climáticas, mercados de carbono e REDD+? para ajudar os ativistas das comunidades a explicar porque o REDD+ não tem realmente relação com as florestas, e sim com países industrializados e grandes empresas que postergam o fim do uso de petróleo e carvão. Diferentes pôsteres explicam, por exemplo, por que o carbono de uma floresta não é a mesma coisa que o carbono fóssil na gasolina ou no carvão quando se trata de mudanças climáticas, por que o lugar onde uma emissão de carbono é reduzida faz diferença para as mudanças climáticas e por que o REDD é um mau negócio para o clima, as florestas e os povos da floresta.

O livreto começa com uma breve introdução sobre como as empresas e os países mais responsáveis pelas mudanças climáticas usam o REDD para continuar queimando carbono fóssil. Os capítulos que seguem fornecem mais contextualização sobre as informações apresentadas nos sete pôsteres que você pode baixar nos links abaixo.

Os pôsteres e o livreto que os acompanha visam apoiar as comunidades interessadas em explorar o que o REDD significa para elas. Os pôsteres podem ser empregados de muitas maneiras diferentes. Você pode usar o conjunto completo como uma exposição e começar uma reunião com os participantes estudando as imagens e compartilhando as ideias que os desenhos dos pôsteres provocam. Ou selecionar alguns pôsteres para uma discussão mais aprofundada, por exemplo, escolhendo aqueles que provocam mais reações ou interesse entre os participantes. Ou você pode usar uma ou algumas imagens apenas para explicar uma determinada parte da conexão entre floresta, mudanças climáticas e mercado de carbono. Você também pode optar por destacar partes específicas de um único pôster, acrescentando seus próprios desenhos e comentários ou cobrindo partes do desenho que não sejam úteis para sua discussão específica, e se concentrando no restante.

co-proibidoEm outras palavras, essas imagens pretendem ser uma ferramenta versátil que facilite a explicação das complexidades nas conexões entre florestas, mudanças climáticas e mercado de carbono, e que lhe deem liberdade para trabalhar apenas com os desenhos mais relevantes para a sua reunião ou discussão específica.

Esperamos que esta cartilha seja útil e informativa. Sugestões que ajudem a melhorar os pôsteres e as informações apresentadas nesta publicação são bem-vindas.

Faça aqui o download do livreto: O que as florestas têm a ver com mudanças climáticas, mercados de carbono e REDD+?

Acesse abaixo os pôsteres!

PÔSTER 1: Como os projetos de REDD+ são apresentados nas comunidades? Quem está envolvido na promoção do REDD+?

PÔSTER 2: O que é esse carbono do qual falam os consultores, as empresas e as ONGs conservacionistas que vêm às comunidades que dependem das florestas?

PÔSTER 3: O que o carbono tem a ver com as mudanças climáticas? O que é aquecimento global?

PÔSTER 4: O que os governos fazem com relação à mudança climática? Quais são os principais acordos internacionais sobre mudanças climáticas?

PÔSTER 5: O que é o comércio de carbono?

PÔSTER 6: Como os projetos de carbono sabem quantos créditos podem vender?

PÔSTER 7: O que é REDD+? Por que o REDD+ representa um risco para o uso que os povos da floresta fazem dela?

Foto: Evandro Rodney/IEF – Fotos Públicas