Debate

Ecossocialismo ou barbárie

FacebookTwitterTelegramPrint

Ecossocialismo_slider

A Fundação Rosa Luxemburgo convida Isabel Loureiro e Michael Löwy para um debate no dia 6/11, quinta-feira, 19h. Atualizando a frase de Rosa Luxemburgo, “socialismo ou barbárie”, o evento pretende retomar o pensamento da revolucionária e realizar uma discussão que se mostra hoje urgente.

As manchetes trazem catástrofes ecológicas todos os dias. Contaminações graves de solo. O sumiço misterioso de abelhas. A falta d’água. O aumento das temperaturas. Quando não mencionam a ameaça sistemática das populações originárias pela expansão do extrativismo. Estamos em uma situação limite, não muito distante do que disse Rosa Luxemburgo sobre a primeira guerra mundial: “Aqui o capitalismo mostra sua caveira, aqui ele revela que seu direito histórico à existência acabou, que a continuidade de sua dominação não é mais reconciliável com o progresso da humanidade”.

É importante colocar, uma vez mais, que crescimento econômico desenfreado nunca se traduziu em progresso e bem estar. A discussão a respeito do ecossocialismo presume que há alternativas além do capitalismo. Outras lógicas possíveis. Uma proposta para se alterar o rumo na via de mão única do crescimento econômico a qualquer preço. Refletir sobre o que seja o rumo para ‘el buen vivir’.

.

Isabel Loureiro é filósofa e especialista em Rosa Luxemburgo, organizadora e tradutora de muitas obras que discutem esta obra, como Socialismo ou Barbárie – Rosa Luxemburgo no Brasil (FRL) e “Rosa Luxemburgo – textos escolhidos“, Ed. UNESP.

Michael Löwy é sociólogo, autor de “O que é Ecossocialismo“, Ed. Cortez, entre outras obras. Seu último livro, publicado este ano, é “A jaula de aço: Max Weber e o marxismo weberiano” pela Ed. Boitempo.

Isabel-Lowy

Isabel Loureiro e Michael Löwy na Casa do Povo.

*   *   *
Serviço:

Debate “Ecossocialismo ou Barbárie”, com Isabel Loureiro e Michael Löwy

6/11/2014, quinta-feira, às 19h

Auditório da Fundação Rosa Luxemburgo

Rua Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo (SP)

Gratuito

Informações: (11) 3796-9901 ou www.rosaluxspba.org
Certificados: se você é estudante e deseja solicitar o certificado de presença, por favor, entre em contato com a Fundação Rosa Luxemburgo até 05/11 (debora@rosaluxspba.org ou 11 3796-9901).

FacebookTwitterTelegramPrint