Debate



Decrescimento 2014 – olhares latino-americanos sobre um debate internacional

Acompanhe o blog Decrescimento 2014 – olhares latino-americanos sobre um debate internacional (em espanhol) da Fundação Rosa Luxemburgo.

4735758053_6cef28c585_z

O blog acompanhará a Quarta Conferência Internacional sobre Decrescimento para a Sustentabilidade Ecológica e a Equidade Social, que ocorrerá de 2 a 6 de setembro na cidade de Leipzig, Alemanha. Nestas mesmas datas, serão publicados artigos e análises a respeito do debate sobre o decrescimento e temas relacionados, como economias alternativas, justiça climática, etc.

A Fundação Rosa Luxemburgo participará com uma delegação latino-americana formada por pessoas envolvidas com processos sociais e ambientais da região. São integrantes da equipe: Alberto Acosta, Belén Cevallos e Miriam Lang do Equador; Mar Daza do Peru, Camila Moreno do Brasil, Facundo Martín da Argentina, Silvia Emanuelli do México e Alejandro Ramírez da Guatemala/Cuba, pessoas que compartilharão suas impressões e aprendizados.

Com o blog, pretende-se contribuir para o intercâmbio de debates Norte-Sul, sobre as alternativas ao sistema hegemônico que são tão urgentes e necessárias ao nosso planeta, temas promovidos pela Fundação Rosa Luxemburgo por intermédio de seus três escritórios na América Latina.

 

Qual o objetivo da Conferência?

O objetivo da Conferência em 2014 é dar passos concretos rumo a uma sociedade além do imperativo de crescimento econômico. A conferência dará lugar a debates científicos, intercâmbios de ativistas e pioneiros de alternativas, assim como aproximação à manifestações artísticas que abordam o tema.

Serão apresentados e discutidos tanto contribuições da academia como projetos e políticas concretas. Esta conferência é parte de um ciclo que começou em Paris no ano de 2008, seguiu para Barcelona em 2010 e ocorreu em Veneza e Montreal em 2012. Nas sessões, oficinas e painéis, questionam-se os paradigmas da economia e também serão apresentadas alternativas adequadas para enfrentar os desafios sociais e ecológicos do presente.

As sessões em que participarão integrantes de nossa delegação latino-americana terão o foco no extrativismo na América Latina.
Por que decrescimento?

Muitas análises científicas implicam que um sistema econômico e social baseado no crescimento ilimitado não pode ter futuro. Apesar de um número crescente de soluções tecnológicas para um “crescimento verde”, a desigualdade e a destruição da natureza aumentam significativamente. É hora de desenvolver modelos econômicos e sociais que são independentes do crescimento e podem conceder uma vida digna a todos e todas.

Convidamos a todos e todas que sigam o blog durante a Conferência!

Acompanhe aqui